• contato@fasf.com.br
  • (42) 3027-8027

Ciências Sociais – Sociologia

  • Titulo: Licenciatura
  • Duração: 4 anos
  • Local: Faculdade Sagrada Família
  • Turno: Noturno
O curso de Ciências Sociais ou Sociologia prevê a formação de professores que sejam sujeitos transformadores da realidade onde estão inseridos, comprometidos na busca do deslinde de problemas e desafios contemporâneos, por meio das relações sociais e sua história. Por mais que seja focado em aspectos da sociedade em geral e demande a predileção pela leitura, trata-se um curso que suscita no profissional uma visão humana, permitindo uma reflexão maior antes do seus agir. Para tanto, o profissional deverá ser capaz de compreender a diversidade psicosociocultural do seu contexto e suas relações.

Licenciatura em Ciências Sociais

A Ciências Sociais tem como objetivo estudar relações sociais em seus mais variados aspectos. O curso de licenciatura em Ciências Sociais também possui esse objetivo somado ao de formar professores de Sociologia para o Ensino Básico e Superior e, simultaneamente, levantar problemas que possam trazer desdobramentos em pesquisas aos estudantes interessados.

Você certamente já viu em jornais e programas de TV algum Sociólogo, Centista Político ou Antropólogo analisando aspectos referentes à política, à cultura e aos diversos aspectos do comportamento social. Esses profissionais são formados pelo mesmo curso: Ciências Sociais. Essa formação prepara o Cientista Social para problematizar e compreender a relação do homem com o Estado, com outros homens e com as estruturas sociais. O profissional pode atuar no setor público, em empresas ou no terceiro setor.

No setor público, além de pesquisas, o cientista social também elabora e avalia projetos voltados para as mais variadas ações. Na iniciativa privada esse profissional é requisitado principalmente por institutos de pesquisa de opinião e para a equipe de recursos humanos das empresas. Há ainda um vasto campo de atuação ligado ao terceiro setor, como a assessoria e acompanhamento de ONGs, movimentos sociais e partidos políticos.

Aila Villela Bolzan

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0976686517904754

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013) e graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: povos ameríndios, arte indígena, antropologia política e fundamentos da sociologia. Desde 2013 é docente e coordenadora do curso de Lic. em Ciências Sociais da Faculdade Sagrada Família, ministrando as seguintes disciplinas: Fundamentos da Antropologia; Etnologia Indígena, Introdução à Sociologia, Antropologia brasileira, Antropologia Urbana, Estágio Supervisionado, Sociologia das Organizações.